Nariz de Cogumelo

Durante a exposição "No Jardim com os Cogumelos"
Por Rodrigo Wanderley

O Nariz de Cogumelo nasceu em novembro de 2006 com o intuito de pesquisar a arte do palhaço. Em março de 2008, o grupo decidiu aventurar-se no campo da arte de rua, levando para a praça pública números tradicionais de palhaço e circo.
Com o aprendizado na técnica e a recepção do público, o Nariz de Cogumelo passou a desenvolver releituras particulares de cenas clássicas e números próprios, que resultaram em quatro espetáculos para rua e números para Cabarés. Hoje, o grupo é composto por cinco palhaços e dois músicos e consolida-se como uma das referências na palhaçaria em Salvador. 
Em Outubro de 2010, o grupo realizou o Grande Hein?ComTraço de Palhaço, evento que reuniu mais de quarenta artistas em apresentações de rua e oficinas artísticas. 
No mesmo ano, o grupo foi contemplado com os prêmios FUNARTE Carequinha Estímulo ao Circo e Artes Cênicas na Rua, para circulação do espetáculo “É das palhaças que eles gostam mais” (direção de Alexandre Luis Casali) em seis cidades da Chapada Diamantina e em quatro bairros de Salvador, respectivamente.
A realização destes três projetos resultou na exposição “No Jardim com os Cogumelos”, em Julho de 2011 no Palacete das Artes Museu Rodin Bahia. Foram apresentadas as fotografias e vídeos registrados, além de intervenções artísticas.
O Nariz de Cogumelo apresentou em diferentes eventos privados e culturais, entre eles: Coca-Cola Indoor Games (2010), 3º Encontro de Artistas Circenses da Bahia (2008), 1ª a 2ª Convenção Baiana de Malabarismo, Circo e Arte de Rua (2010 e 2011), 1º e 2º Festival Internacional Diamantino de Circo (Vale do Capão, 2010 e 2011), VI Festival Aldeia do Velho Chico (Sesc-Senac de Petrolina-PE, 2010). 1º Festival de Humor e Performance (2010).

Contato: narizdecogumelo@gmail.com